C-1: moto elétrica, coberta e de dois lugares (vídeo)
El vehiculo del futuro
Lit Motors desenvolveu um conceito de
moto com lugar para dois, completamente coberta, e que se mantém
balançada em duas rodas mesmo após embate.
Se as motos têm vantagens inegáveis, a verdade é que também têm
desvantagens para muitos. Fintar o trânsito e estacionar facilmente são
características benéficas, mas a exposição aos elementos e o esforço
para balancear a moto causam inúmeros problemas.
Existem diversas opções quando pensamos em scooters ou motos elétricas, mas agora a empresa californiana Lit Motors, sedeada em São Francisco, propõe um conceito de moto elétrica para dois passageiros que consegue ficar em pé após um embate.
Chama-se C-1 e
para além de dois lugares apresenta uma cobertura capaz de proteger os
passageiros, do vento e da chuva, por exemplo. E mais, graças um sistema
giroscópico controlado eletronicamente, consegue manter-se equilibrada
em duas rodas mesmo em caso de embate.
O projeto foi liderado por Daniel Kim, designer industrial e
estilista na área automóvel, que teve a ideia após uma viagem de um ano à
volta do mundo, durante a qual pôde testemunhar os desafios e inovações
na área da mobilidade, especialmente em países subdesenvolvidos. A Lit
Motors teve ainda apoio do MIT Media Lab na conceção do design deste
veículo.
Graças a um sistema chamado KERS (Kinetic Energy Recovery System), o
modelo C-1 consegue acumular a energia cinética das travagens para
alimentar as suas rodas. Esta ideia não é nova e já tinha sido alcançada pelo Thrustcycle SRT.
A moto vai ser construída em duas versões: uma para países
desenvolvidos, que terá baterias de 8-10 quilowatts/hora, e outra para
países de terceiro mundo, com baterias de 4-6 quilowatts/hora. Cada uma
das rodas será equipada com um motor individual.
A velocidade máxima de ambos os modelos será de 190 km/h e a versão
mais potente será capaz de percorrer 240 a 354 km com uma carga das
baterias. A Lit Motors planeia que os modelos produzidos inicialmente
custem 24 mil dólares (18,85 mil euros) e comecem a ser vendidos no
final de 2013. Quando em 2014 a C-1 entrar em produção em série, o preço
deverá descer para 16 mil dólares (12,57 mil euros).
São cada vez mais as propostas de inovadores veículos urbanos, seja
da parte de gigantes do fabrico automóvel, como a Honda com o seu
Microcommuter (link), ou de novas empresas como a RYNO Motors (link).
A julgar pela cultura de São Francisco, que coloca mais atenção na
sustentabilidade ambiental do que a maior parte das cidades
norte-americanas, é provável que estas soluções e muitas outras venham a
ter mercado no lar da Golden Gate Bridge.
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