miércoles, 11 de enero de 2012

C-1: moto elétrica, coberta e de dois lugares (vídeo)

El vehiculo del futuro

Carlos Afonso Monteiro
Lit Motors desenvolveu um conceito de moto com lugar para dois, completamente coberta, e que se mantém balançada em duas rodas mesmo após embate.
(Lit Motors C-1)
(Lit Motors C-1)
Se as motos têm vantagens inegáveis, a verdade é que também têm desvantagens para muitos. Fintar o trânsito e estacionar facilmente são características benéficas, mas a exposição aos elementos e o esforço para balancear a moto causam inúmeros problemas.
(Lit Motors C-1)
(Lit Motors C-1)
Existem diversas opções quando pensamos em scooters ou motos elétricas, mas agora a empresa californiana Lit Motors, sedeada em São Francisco, propõe um conceito de moto elétrica para dois passageiros que consegue ficar em pé após um embate.
(Lit Motors C-1)
(Lit Motors C-1)
Chama-se C-1 e para além de dois lugares apresenta uma cobertura capaz de proteger os passageiros, do vento e da chuva, por exemplo. E mais, graças um sistema giroscópico controlado eletronicamente, consegue manter-se equilibrada em duas rodas mesmo em caso de embate.
(Lit Motors C-1)
(Lit Motors C-1)
O projeto foi liderado por Daniel Kim, designer industrial e estilista na área automóvel, que teve a ideia após uma viagem de um ano à volta do mundo, durante a qual pôde testemunhar os desafios e inovações na área da mobilidade, especialmente em países subdesenvolvidos.  A Lit Motors teve ainda apoio do MIT Media Lab na conceção do design deste veículo.
(Lit Motors C-1)
(Lit Motors C-1)
Graças a um sistema chamado KERS (Kinetic Energy Recovery System), o modelo C-1 consegue acumular a energia cinética das travagens para alimentar as suas rodas. Esta ideia não é nova e já tinha sido alcançada pelo Thrustcycle SRT.
(Lit Motors C-1)
(Lit Motors C-1)
A moto vai ser construída em duas versões: uma para países desenvolvidos, que terá baterias de 8-10 quilowatts/hora, e outra para países de terceiro mundo, com baterias de 4-6 quilowatts/hora. Cada uma das rodas será equipada com um motor individual.
(Lit Motors C-1)
(Lit Motors C-1)
A velocidade máxima de ambos os modelos será de 190 km/h e a versão mais potente será capaz de percorrer 240 a 354 km com uma carga das baterias. A Lit Motors planeia que os modelos produzidos inicialmente custem 24 mil dólares (18,85 mil euros) e comecem a ser vendidos no final de 2013. Quando em 2014 a C-1 entrar em produção em série, o preço deverá descer para 16 mil dólares (12,57 mil euros).
(Lit Motors C-1)
(Lit Motors C-1)
São cada vez mais as propostas de inovadores veículos urbanos, seja da parte de gigantes do fabrico automóvel, como a Honda com o seu Microcommuter (link), ou de novas empresas como a RYNO Motors (link).
(Lit Motors C-1)
(Lit Motors C-1)
A julgar pela cultura de São Francisco, que coloca mais atenção na sustentabilidade ambiental do que a maior parte das cidades norte-americanas, é provável que estas soluções e muitas outras venham a ter mercado no lar da Golden Gate Bridge.

No hay comentarios:

Publicar un comentario