Será que vivemos dentro de um Buraco Negro de outro Universo ???
Pessoalmente não gosto da teoria do Multiverso, que nasceu devido à nossa ideia antropocêntrica de que o universo está feito “para nós”.
Pessoalmente, e contra todas a evidências científicas, não gosto muito da ideia do Big Bang – repito que é somente um gosto pessoal e subjectivo, já que neste momento a Teoria do Big Bang é o modelo que melhor responde às observações e evidências científicas que temos para a evolução do Universo.
Daí que gosto bastante de ideias como esta, de estarmos no Vazio Cósmico, e que responde a alguns mistérios cosmológicos actuais.
A ideia de que os Redshifts (o Desvio para o Vermelho) têm uma outra explicação que não a expansão do Universo também é obviamente uma ideia apelativa para mim.
Assim, gostei bastante deste paper, que nos diz que poderemos estar dentro de um Buraco Negro, sendo que o Redshift e consequente Expansão do Universo, não é causada pela chamada Energia Negra, mas é simplesmente o nosso Universo a ser “rasgado” enquanto vai em direcção à chamada singularidade…
Se bem que, nesta nova “teoria”, totalmente prevista pela matemática, não existe uma singularidade (nem dentro dos Buracos Negros, nem no Big Bang). O que existe sim é um wormhole (Buraco de Verme) e nós estamos dentro dele – dessa ponte entre dois universos distintos.
O autor também diz que, pela sua teoria, os GRBs também são “facilmente explicados”, já que seriam descargas de energia/matéria vindas de outros universos.
E o problema da Inflação também deixaria de existir.
Leiam este artigo, em inglês, na National Geographic.
Leiam também as discussões, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui.
O artigo científico encontra-se neste link.
A realidade é que é tudo demasiado especulativo…
E há quem diga que é tudo media-hype, porque o paper realmente não diz isso.
Ciência Hoje:
“E se estivermos dentro de um buraco negro de outro universo?
Demonstração física põe em causa Big Bang.
Será possível o nosso universo estar dentro de um buraco negro que se encontra dentro de outro universo muito maior? Alguns, como o físico teórico Nikodem Poplawski, da Universidade do Indiana, acreditam que sim.
A notícia, a ser publicada hoje na Physics Letters B, demonstra que todos os buracos negros podem ter buracos de verme no seu interior, dentro do qual podem existir outros universos. Este trabalho pode explicar a origem da inflação cósmica e ser uma alternativa à teoria do Big Bang.
(…)
O físico da Universidade do Indiana afirma que um buraco branco está ligado a um negro através do que os cientistas chamam ponte de Einstein-Rosen ou wormhole, buraco de verme ou buraco minhoca em português, e é, pelo menos hipoteticamente, a inversão temporal de um buraco negro. Pois se o buraco negro é conhecido por sugar matéria, o branco por sua vez cria e expele matéria.
(…)
Se esta teoria estiver certa, será muito difícil demonstrar que realmente há algo dentro de um buraco negro em particular.
(…)
Segundo a teoria de Poplawski, que naturalmente põe em causa o Big Bang, “o nosso universo poderia ter-se formado dentro de um buraco negro que existe noutro universo.”
Todo o artigo.
Inovação Tecnológica:
“O nosso universo pode estar situado no interior de um buraco de minhoca (wormhole) – também conhecido como Ponte de Einstein-Rosen – uma espécie de “cano” hipotético que une dois universos.
O próprio buraco de minhoca seria parte de um buraco negro que ficaria dentro de um universo muito maior, que contém o nosso como um traço dificilmente detectável por algum cientista “extra-universal”.
Esse cenário, com cara de ficção científica, no qual nosso universo nasceu dentro um buraco de minhoca, está em um artigo que acaba de ser publicado em uma das mais importantes revistas de Física do mundo.
(…)
“Do que decorre que o nosso universo poderia ter-se formado dentro de um buraco negro existente dentro de outro universo”, defende ele. Ou, mais especificamente, dentro de um buraco de minhoca que une dois outros universos.”
No hay comentarios:
Publicar un comentario